Um encontro com Alexandre Belém, idealizador e editor do blog Olhavê, ao lado de Georgia Quintas, antropóloga, professora e pesquisadora no campo da teoria, filosofia e crítica da imagem fotográfica. Juntos lançaram o selo Edições Olhavê, um projeto editorial independente com foco em publicações sobre fotografia e imagem. 

Pensamos na fotografia não como uma demanda de mercado, mas sobretudo como uma demanda de dedicação e pesquisa para com quem a realiza: os fotógrafos. Por tudo isso, nossos projetos são humanizados, dialogados, pequenos, delicados e concentrados no espírito de experimentar e pensar a fotografia com seus autores.” [Alexandre Belém e Georgia Quintas]

Fotolivros, livros de fotografia, livros com fotografia. Objeto de prazer. Esse workshop tem o interesse em reconhecer nos livros um universo de possibilidades narrativas, de algo que é feito para ser livro, que cabe em páginas e que crescem em sua potência para cada leitor. Projetos autorais, processos de criação, edição fotográfica: reflexão sobre como narrar poeticamente temas, sensações, metáforas, reportagens, ensaios. Enfim, edição e montagem da escrita visual.


alexandre_belem_2015-squareAlexandre Belém é jornalista, fotógrafo e editor de imagens, é o criador e editor do blog Olhavê. Foi editor do blog Sobre Imagens com o qual venceu o Prêmio Abril de Jornalismo na categoria Digitais/Blogs. Curador do Ciclo de Ideias do Festival de Fotografia de Tiradentes (de 2011 a 2015), da Mostra São Paulo de Fotografia (de 2012 a 2015) e do Encontro Pensamento e Reflexão na Fotografia, MIS/SP (2012 e 2013). Foi membro da comissão de nomeação do World Press Photo Multimidia Contest (2011) e juiz suplente do POY Latam (2013). Belém é autor do livro Olhavê Entrevista (2012) e editor das Edições Olhavê.

IMG_1377-aEdições Olhavê. Em 2015 lançou os livros; Baches, de Montserrat Baches, Tempo Arenoso, de Elaine Pessoa, e Ninguém é de Ninguém, de Rogério Reis. Outras publicações; “Inquietações fotográficas – narrativas poéticas e crítica visual”, de Georgia Quintas, “Abismo da carne”, resultado da pesquisa da antropóloga Georgia Quintas no acervo do fotógrafo pernambucano Ricardo Labastier, “Olhavê Entrevista”, 27 “conversas” sobre fotografia com curadores, jornalistas e fotógrafos, e “Man Ray e a Imagem da Mulher”, de Georgia Quintas, que aborda a obra do fotógrafo Man Ray (1890-1976) – um dos ícones do Surrealismo e Dadaísmo.

ninguemedeninguem-03Workshop 
“Livros de fotografia: experiência do desejo”
Data: 27/11
Horário: das 10h às 19h
Vagas limitadas: 15 participantes
Inscrição: R$ 329,00
Reserva de vaga: galeria@nikon.com.br | Informações: (11) 2592-7922
Local: galeria Nikon | Rua Aspicuelta, 153