Alexandre Belém e Georgia Quintas lançam o selo Olhavê com seus dois primeiros fotolivros: “Baches”, de Montserrat Baches, e “Tempo arenoso”, de Elaine Pessoa. 

As duas publicações refletem a dedicação do editor e jornalista Alexandre Belém e da antropóloga e curadora Georgia Quintas com que vem empreendendo no cenário da fotografia brasileira. O Olhavê, blog que existe desde 2007, se expandiu numa plataforma de difusão e escoamento de conteúdo fotográfico com foco voltado para a formação através de cursos, workshops e grupos de estudos; além de realizar curadorias e consultorias. 

O Olhavê já conta em seu catálogo com quatro publicações sobre fotografia: Abismo da Carne [2014], Inquietações Fotográficas – Narrativas Poéticas e Crítica Visual [2014], Olhavê Entrevista [2012] e Man Ray e a Imagem da Mulher – A vanguarda do olhar e das técnicas fotográficas [2008]. Abismo, Inquietações e Entrevista foram publicados em parceria com a editora Tempo d’Imagem.


Baches e Tempo arenoso consolidam o desejo do casal Alexandre Belém e Georgia Quintas em divulgar e escoar trabalhos de relevância, que tragam para a fotografia questões relativas à narrativa poética e investigação sobre a linguagem fotográfica. O selo Olhavê objetiva trabalhar com quem deseja se aproximar da discussão e sobre o entendimento de sua própria produção. Avançar nos projetos autorais, em processos da criação, na edição fotográfica, na reflexão sobre como narrar poeticamente temas, sensações, metáforas, reportagens, ensaios. Enfim, edição e montagem de sua escrita visual.


AF3-capa_baches_hot.inddBACHES Montserrat Baches

Desejar entender a imagem documental subjetiva não é processo direto, assertivo sobre algo que vemos. Baches divaga por atravessamentos de relações humanas. Se passa em um só ambiente, em apenas um espaço, com pessoas que não pensam em falar para a fotografia. Pode ser sobre a vida de alguém, de alguns de nós. Parte da vida se dá pelas vontades em perceber o sentido ao se deslocar no tempo, sair de uma pátria e gerar outra. Por coisas que voam, a história de um núcleo familiar é distraída. Baches é sobre o cabimento do que existiu (ou não existiu) pela natureza da própria história. A narrativa é cabimento tortuoso, no qual as lacunas tropeçam no silêncio, caem no meio de fotografias, no meio de gente. Baches respira porque a história não acaba, ela torna-se imagem para soprar o ar renovado de quem precisa ir a fundo nas memórias familiares. Com edição de Alexandre Belém e Georgia Quintas, Baches é o primeiro fotolivro da fotógrafa Montserrat Baches [1954].


ISBN: 978-85-68804-01-8 | 
Olhavê, 2015 | 
500 exemplares assinados e numerados | 
15 x 20 cm, 48 páginas, 26 fotos | Edição: Alexandre Belém e Georgia Quintas | Design: Yana Parente | 
Coordenação editorial: Alexandre Belém | Impressão Ipsis | R$ 60,00

2-capa_9.inddTEMPO ARENOSO Elaine Pessoa

Tempo Arenoso foi construído por ideias e conceitos que envolvem o questionamento de como vemos o tempo, de como acreditamos que o tempo possa ficcionalizar nosso olhar. Longe de possuir uma narrativa linear, o ensaio tratou a paisagem como pensamento, sobre diluição do tempo físico para o contemplativo, do tempo registrado pela fotografia e convertido em memória. Memória esta que não é do estado de lembrar-se sobre a paisagem vista, mas, contudo, da natureza maleável da experiência em fomentar o desejo de viver mais pela própria imagem fotográfica. Tempo Arenoso é fruto do acompanhamento de projeto da fotógrafa Elaine Pessoa [1968] pela pesquisadora e antropóloga Georgia Quintas, durante o período de um ano. Ao longo do processo de desenvolvimento da edição e do conceito do trabalho, referências teóricas e leituras abarcaram a discussão sobre tempo, memória, latência e narrativa ficcional. A reflexão sobre esta pesquisa visual foi impulsionada pela filosofia de Henri Bergson e pela literatura de Mario Benedetti.

ISBN: 978-85-68804-00-1
 | Olhavê, 2015 | 
500 exemplares assinados e numerados | 19 x 26 cm, 50 páginas, 18 fotos | Edição: Georgia Quintas | 
Design: Yana Parente
 | Coordenação editorial: Alexandre Belém | Impressão: Ipsis | 
R$ 60,00

“Pensamos na fotografia não como uma demanda de mercado, mas sobretudo como uma demanda de dedicação e pesquisa para com quem a realiza: os fotógrafos.” [Olhavê]

SERVIÇO:
Data: 3 de março
Horário: 19h30

Local: DOC Galeria
Endereço: Rua Aspicuelta, 662 – Vila Madalena, São Paulo

Contato: contato@docgaleria.com.br, 11 3938-0130
Mais informações: Alexandre Belém – 11-98155.6413 ou contato@olhave.com.br
www.olhave.com.br Facebook: /olhave2007 Instagram: @olhave
Após o lançamento, os livros serão vendidos na loja online: loja.olhave.com.br