O contraste em Cuba é o foco do trabalho de Daniel Kfouri, que explora a luz e as sombras da ilha caribenha. A exposição abre no dia 12 de maio na DOC Galeria, a partir das 19h30.

daniel_kfouri_Dip_Dogs

Sob curadoria do premiado artista mineiro João Castilho, a exposição apresenta uma Cuba repleta de desigualdades. Não a desigualdade do povo, que transmite bom humor mas sempre reclama de algo. Nem a dos jovens fascinados pela cultura norte-americana em detrimento do repúdio aos antigos. A disparidade de Kfouri é a que se forma pela luz dura e o preto das sombras, que dividem o mesmo ambiente nas ruas, vielas e avenidas, tornando-se uma característica muito forte na ilha.

“O trabalho ganha uma potência surpreendente apresentada em dípticos e trípticos coloridos. As sombras se transformam em objetos autônomos e orgânicos, com vida própria. As luzes se alteram claramente em rasgos e furos. O filósofo italiano Giorgio Agamben diz que contemporâneo é aquele que mantém fixo o olhar em sua época, para nele perceber não as luzes, mas o escuro,” destaca o curador João Castilho.

As fotos para a exposição Heróis foram feitas durante uma viagem no final de 2007, assim que os rumores sobre a possível morte de Fidel Castro estampavam as principais páginas dos veículos impressos nacionais e internacionais. Ninguém realmente sabia qual a real situação do estado de saúde do comandante naquele momento.

Numa conversa de bar, o autor escutou dos locais que os verdadeiros heróis não eram mais Fidel Castro e Che Guevara, mas sim o povo, que, com tão pouco, conseguia viver e exaltar sua dignidade. “Dentro e fora dessas sombras, desse preto que pode ser interpretado de diferentes maneiras, vivem os cubanos. E eu acredito que é nessa escuridão que estão as respostas em Cuba”, conclui Daniel.

A exposição Heróis foi apresentada em março no Festival de Fotografia de Tiradentes. 

Sobre Daniel Kfouri
Começou a fotografar em 2001, após ter sido selecionado pela curadora Rosely Nakagawa para um workshop gratuito realizado na extinta Casa da Fotografia Fuji. Entre 1994 e 2000 trabalhou como designer gráfico. Colaborou para revistas da Editora Abril, para o jornal Folha de S.Paulo, agências de notícias internacionais e para o The New York Times. Desde 2008 desenvolve trabalhos para a Nike. Foi premiado em dois importantes concursos internacionais: o World Press Photo 2010 e o Picture of the Year Latin America 2011. [danielkfouri.photoshelter.com] @daniel_kfouri

Sobre a DOC Galeria
A DOC Galeria é um escritório para criação e produção de projetos ligados à fotografia e galeria especializada em imagem. A proposta é abrir o espaço para trabalhos documentais, imagens pensadas para contar histórias. A fotografia contemporânea também tem seu lugar na DOC. O objetivo é inserir tanto novos como experientes profissionais no mercado das artes. Compartilhamos experiências em conversas, cursos e workshops. A DOC produz a Mostra São Paulo de Fotografia, evento anual de ocupação da Vila Madalena, e faz a gestão cultural da Galeria Nikon, localizada no mesmo bairro.

links
Daniel Kfouri
Matéria de Simonetta Persichetti para revista Brasileiros


Serviço
Exposição: Heróis
Fotos: Daniel Kfouri
Abertura: 12 de maio, às 19h30
Período: de 13 de maio a 5 de junho
Visitação: de segunda a sexta, das 11h às 13h e das 14h às 19h
Endereço: Rua Aspicuelta, 662 – Vila Madalena
Contato: contato@docgaleria.com.br
Informação: 11 3938-0130

Apoio
logo fest fot tiradentes 2013