Em rápida passagem pelo Brasil, o fotógrafo português João Pina conversa com o público no Bar do Beco, em São Paulo, e lança seu mais novo trabalho: o livro 46750. 

Em 2007, enquanto o Brasil se preparava para as duas grandes festas do esporte mundial, a Copa do Mundo de 2014 o os Jogos Olímpicos 2016, o fotógrafo português João Pina chegou ao Rio de Janeiro para documentar os preparativos desses dois eventos. O Brasil nunca foi para amadores e o Rio de Janeiro, especialmente. O preço social para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos levaram a cidade ao colapso. Enquanto os investimentos em estádios e aeroportos, por exemplo, eram enormes, o de infraestutura em serviços para a população como habitação, saúde e segurança eram mínimos. E o resultado não poderia ser outro. Caos.

Com foco nas comunidades, o livro 46750, desenvolvido a partir de 2007 e nos anos que antecederam os jogos, é a conta visual dos homicídios que aconteceram entre 2007 e 2017 na região metropolitana da Cidade Maravilhosa, graças a uma catastrófica e corrupta gestão pública. Uma média de 13 homicídios diários e um número crescente de assaltos. 

Ao longo desses anos no Rio de Janeiro, João publicou suas fotografias no The New York Times, na Stern magazine, no El Pais Semanal e também foi reconhecido por importantes entidades. Foi premiado pela Estação Imagem, em sua terra natal, pelo PDN Photo Annual 2010 e foi finalista na Alemanha no Henri Nannen Preis e no Lucie Photobook Award (EUA). A obra também mereceu menção honrosa no Prémio FELIFA (Argentina).

Com poemas de Viviane Salles e design de Ramon Pez, 46750 é um retrato duro do Brasil feito por este importante fotógrafo. O livro tem tiragem limitada e é uma lembrança daquilo que não devemos esquecer, infelizmente pela violência desmedida do nosso país.

Bar do Beco
Rua Aspicuelta, 17, Vila Madalena
Quarta, 21 de novembro
Das 19h30 às 22h30


46750bookcover