Pela Luz Dos Olhos Teus [Tom Jobim/Vinicius de Moraes]
Uma exposição homenagem ao fotógrafo Alexandre Severo, vítima no acidente aéreo que matou o ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência, Eduardo Campos, em 13 de agosto de 2014.
“Pela Luz Dos Olhos Teus, título da música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, foi a frase que me veio à mente quando, junto com a Arte Plural Galeria, de Recife, e a DOC Galeria, de São Paulo, decidimos organizar uma exposição com as fotografias de Alexandre Severo”, conta a curadora Simonetta Persichetti.
Com 19 fotos impressas, depoimentos de amigos e um vídeo que será apresentado na rua, em frente a DOC, a mostra “Pela Luz Dos Olhos Teus” abre no dia 24 de fevereiro, às 19h30.
Alexandre Severo nasceu em Recife [PE], em 1978. Começou a fotografar em 2002, trabalhou no Jornal do Commercio de Recife, colaborou com diversas publicações e em 2012 mudou-se para São Paulo onde se dedicou ao mestrado e a fotografia independente. O trabalho “À Flor da Pele”, publicado em 2009 pelo Jornal do Commercio, é uma das reportagens mais marcantes. Severo registrou três crianças albinas nascidas em uma família de negros na comunidade V8 de Olinda [PE]. Pelo ensaio Severo recebeu os prêmios de menção honrosa do 31º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2009 e o “Picture of The Year”.
Segundo a curadora, seu olhar inquieto, precioso e sua generosidade com os quais fotografava seus personagens refletiam nas suas fotografias. A alegria dos meninos albinos no belo ensaio “À Flor da Pele”, o surpreendente trabalho “Sertanejos” em comemoração ao centenário de Canudos, onde o homem duro se humaniza se mistura com o meio-ambiente e dele ressurge e se torna visível. O ensaio “Sertão de Dentro”, só para citar alguns.
20 amigos da fotografia de Alexandre Severo foram convidados a selecionar uma imagem e com algumas palavras descrever a escolha. Assim a DOC Galeria apresenta uma edição múltipla, além de textos da Geórgia Quintas, pesquisadora e crítica de fotografia, e da amiga pernambucana Priscilla Buhr.
“Diante da ausência, da energia vibrante interrompida, do devir das imagens de um fotógrafo que sonhava comelas muito antes de tê-las”, nas palavras de Georgia Quintas que por duas vezes foi sua professora e recomendava ao aluno: “Alexandre, siga estudando, aproveite sua inquietude e vá em frente.”
A amiga Priscila Buhr destaca o gesto de quem se virava em mil pra ver o outro bem. “No silêncio seguido de um “vai dar certo” que nos enchiam de coragem. Você dizia que amigo é um troço que a gente carrega no coração pra todo canto, seja pra onde for, e nunca ficava pesado.”
Outro grupo de amigos em São Paulo decidiu homenagear o fotógrafo Alexandre Severo, espalhando cerca de 100 fotos de sua autoria em locais que ele costumava frequentar, onde morou nos últimos dois anos. O projeto “Bem-vindo Ao Meu Coração” poderá ser vista no telão em frente a DOC na abertura da exposição. “Queremos homenagear Severo na cidade que ele escolheu morar para se dedicar ainda mais ao que ele fazia de melhor: a fotografia. Ele amava São Paulo, sempre dizia que foi muito bem recebido aqui. E não cansava de repetir o quanto esta cidade é linda e generosa.” As intervenções na cidade e as ações do projeto podem ser acompanhadas pela página Bem-vindo ao Meu Coração.
“É um prazer e uma honra apresentar as fotografias do Alexandre Severo, um grande amigo, um talentoso fotógrafo, um sorriso que jamais sairá da nossa memória e do nosso coração. Uma homenagem de São Paulo ao pernambucano que chegou de braços abertos. A proposta é um encontro desse olhar”, comenta Mônica Maia, sócia da DOC Galeria.
Serviço:
Exposição: Pela Luz Dos Olhos Teus
Autor: Alexandre severo
Curadoria: Simonetta Persichetti
Projeto gráfico: Fernando Sciarra
Abertura: 24 de fevereiro
Horário: 19h30
Visitação: de 25 de fevereiro à 27 de março
Endereço: Rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena
Informação: contato@docgaleria.com.br
Tel.: [11] 3938-0130
Esta exposição é uma parceria entre as galerias DOC e Arte Plural, o projeto ” Pela Luz Dos Olhos Teus” tem o apoio do ADI, Atelier de Impressão.