Sábado passado, 18/11, encerramos mais uma Mostra SP de Fotografia. Esta foi a oitava edição do projeto que nasceu em 2009 e que durante um mês transforma a Vila Madalena numa galeria a céu aberto. A Mostra é uma grande festa da imagem. A cada ano saímos das galerias e outros espaços internos para encontrar as pessoas nas ruas. Dessa forma impactamos mais gente e democratizamos o acesso. Muito comum ver pessoas paradas em frente a um trabalho tentando entender do que se trata aquela grande imagem estampada numa parede, num portão, numa fachada do bairro. Em 2017 convidamos 14 curadores, pessoas que orbitam pela fotografia para selecionarem os autores e trabalhos. O tema escolhido foi ‘Fronteiras.’ Participaram da 8ª Mostra 38 fotógrafos que individual ou coletivamente estamparam seus trabalhos em 24 pontos expositivos pelas ruas da Vila Madalena. Nosso patrocinador Motorola montou na esquina das ruas Aspicuelta e Fidalga a Casa #hellocidades e ali aconteceram gratuitamente cerca de 20 conversas, talks, workshops, uma leitura de portfolio e algumas festas para o público convidado. Tudo gratuito. Na DOC também tivemos uma série de eventos, um deles muito especial: o alemão Peter Bauza, vencedor do World Press Photo 2017, entre outros importantes prêmios, desembarcou da Europa em SP especialmente para uma conversa sobre seu premiado ensaio ‘Copacabana Palace’ . Pelo fluxo do bairro, às vésperas do verão, calculamos que cerca de 500 mil pessoas tenham sido impactadas de alguma forma pela 8ª Mostra SP de Fotografia, pessoas que frequentam o bairro ou se deslocaram de outros lugares e cidades com esta finalidade. Outras que, simplesmente, encontraram a Mostra pelas ruas. Facilitar o acesso do maior número de pessoas à fotografia é um dos pilares tanto da Mostra SP de Fotografia quanto o da DOC Galeria, que conduz, pensa e organiza o evento. Agradecemos os 14 curadores, 38 fotógrafos, 3 produtoras, inúmeros colaboradores e fornecedores, ao comércio que empresta todos os anos seus muros e fachadas, a Prefeitura Regional de Pinheiros, parceira do projeto, a agencia de live mkt SRCom, ao escritório de design CJ 31, que nos acompanha há anos e, especialmente, Motorola, que apresentou a 8ª edição em 2017. Ano que vem voltamos.